Uma das formas de cadastrar uma nova nota de entrada é através do XML que foi enviada pelo seu fornecedor. Esse processo facilita o cadastro de produtos e garantia de agilidade na rotina do seu negócio.
Para realizar a entrega do arquivo XML, acesse o menu lateral Compras, submenu Nova Nota de Entrada.
Em seguida, na nova tela, clique em Mais Ações e selecione a opção Importar XML.
Nessa etapa, se abrirá um modal onde você poderá buscar pelo arquivo XML, enviado pelo seu fornecedor, da nota que estará em seu computador.
Selecione o documento XML e clique em Abrir.
Após a leitura de todas as informações constantes no XML, será aberta uma nova caixa com uma lista de todos os produtos constantes no XML.
Esta nova caixa permite que você cadastre um novo produto no sistema ou vincule um produto já cadastrado:
Cadastrar o produto a partir da nota de entrada: para cadastrar um novo produto, você deve selecionar qual o Gênero e o Novo CódigoNFe (que seria o SKU do produto), se necessário, e depois clique em Novo. Assim o sistema irá cadastrar automaticamente este produto no sistema.
Vinculação a um produto que já existe cadastro de produtos: se os produtos já cadastrados no sistema estão cadastrados, e não possuem o mesmo nome tanto no quanto já existe a vinculação automática, o sistema já faz a vinculação automática. Caso contrário, no campo Código Prod.(ERP), você deve qualificar o código deste produto dentro do sistema, e então informar a vinculação será efetivada.
Caso você não tenha registrado o código exato do produto no sistema, você pode realizar uma pesquisa pelo nome, clicando em Buscar. Será aberta uma tela como a da imagem abaixo, em que você poderá informar o nome do produto e será exibida uma listagem com todos os produtos com esse nome. Para selecionar o produto, clique em Usar.
Depois de adicionar e vincular os produtos do XML aos produtos no ERP, a listagem será desta forma:
Você deve realizar um procedimento com todos os produtos constantes no XML e nesta janela.
Assim que estiver finalizada nessa vinculação, clique em Adicionar Produtos.
Dessa forma, todos os dados presentes no XML serão informados nas abadas da sistema, podendo visualizar, Dados de Cobrança, Impostos, Dados, Informações Complementares e Observações Gerais.
Se desejar, você poderá realizar como mudanças.
Depois de conferido os dados da nota, clique em Salvar, no topo da tela.
Para finalizar uma nota, e dar entrada dos itens no estoque, clique em Mais Ações, selecionando a opção Aprovar.
E para gerar o lançamento dessa nota, clique novamente em Mais Ações, e selecione a opção Faturar.
Sabia mais sobre esse assunto: Como Aprovar e Faturar uma nota de entrada no Sistema ERP.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP MBI!