Antes de mais nada, vale explicar que o Plano de Contas é uma estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração financeira da empresa, com a finalidade de mantê-la ordenada e gerenciar os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: o Balanço Patrimonial e uma Demonstração do Resultado do Exercício.
Com o cadastro do plano de contas da sua empresa no ERP, você poderá organizar e categorizar as informações econômico-financeiras do seu negócio.
Para realizar este cadastro, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Planos de Contas e clique em Novo .
Agora, você precisará preencher algumas informações para realizar o cadastro.
Código Hierárquico : informa a hierarquia para o plano de contas. Para entender mais detalhes de como informar corretamente a classificação, clique aqui ; Nome : informe o nome do seu plano de contas. Será necessária esta informação que você utilizará para buscar o cadastro em outras telas do sistema; Código Natureza : selecione o código da natureza que melhor se aplica ao plano de contas que está sendo criado; Tipo de conta : selecione se o novo plano de contas é analítico ou sintético. A conta sintética será a principal (primária), ou seja, será a hierarquia Pai. Já a conta analítica serão as secundárias, terciárias, ou seja, as hierarquias Filhos e Netos; É despesa? : marque esta opção se o plano de contas para uma despesa. Se esta opção for marcada, o sistema entenderá que é uma saída de valor no fluxo de caixa. Se não for marcado, o sistema entenderá que é uma receita, ou seja, uma entrada de valor no fluxo de caixa; Centro de Custódia: caso este plano de contas seja uma despesa, informe o Centro de Custódia que deseja que fique vinculado a esse plano de contas. Dessa forma, quando este plano de contas para informação em um lançamento financeiro, por exemplo, o campo da Central de Custo será preenchido automaticamente; Grupo de Lançamentos: informa o Grupo de Lançamentos que ficará vinculado a esse plano de contas. Desta forma, quando este plano de contas para informação em um lançamento financeiro, por exemplo, o campo do Grupo de Lançamentos será preenchido automaticamente; Grupo de Conta/DRE : informa qual Grupo de DRE será vinculado ao novo plano de contas. Dessa forma, quando este plano de contas para informação em um lançamento financeiro, por exemplo, o campo do Grupo de DRE será preenchido automaticamente; Desativar Plano de Contas: habilite esta opção caso desejar desabilitar/ocultar este plano de contas.
Depois de preencher todas as informações clique em Salvar . Para visualizar a listagem, basta clicar na seta no canto superior esquerdo.
Migrar lançamentos de Planos de Contas
Você também pode migrar os dados de um plano de contas existente para outro. Na mesma tela de edição do plano de contas, o campo Migrar De será preenchido com o plano de contas que você editou e no campo Migrar Para possível será escolhido para qual plano migrar. Depois disso, basta clicar em Migrar Plano . Isso serve para o caso de você ter informado em lançamentos de planos financeiros de contas incorretamente.
Mas lembre-se! Somente você poderá migrar o plano de contas do mesmo segmento. Ou seja, migrar o plano de contas de receitas para outro plano de contas de receitas, ou migrar o plano de contas de despesas para outro plano de contas de despesas.
Importante!
Não é possível alterar o status e o nome do Plano de contas, pois para que os lançamentos acordados sejam alterados, é necessário migrar as informações de um plano de contas para outro.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP MBI!